terça-feira, julho 21, 2009

NO TRILHO DAS ÁGUAS - ACTIVIDADE COM GRUPO 101

No passado dia 11 de Julho, participamos na actividade intitulada "No Trilho das Águas', a convite do grupo 101.
"A parceria do Grupo n.º 101 - Santa Luzia com o Grupo n.º 159 - Monte não podia ter corrido melhor. Ambos os Grupos se empenharam numa actividade que contou com 32 elementos.


Iniciando com uma caminhada na Sede do 159, passando pela Corujeira de Dentro e ao longo das Levada dos Tornos o destino foi a antiga Estação de Tratamento de Águas dos Tornos, transformado actualmente no Centro Temático da Água.


Este centro, inaugurado neste ano de 2009, ilustra um pouco daquilo que foi a evolução no tratamento de água potável e de rega, na Madeira e particularmente no Funchal. Enquanto estação de tratamento de águas, foi encerrada em 2000, quando essa função passou para uma estação muito mais moderna em São Roque.


O nosso anfitrião, o Sr. Hélder, percorrendo todos os espaços do novo Centro, explicou a pequenos e graúdos o que ali se fez durante cerca de 30 anos.


Mas o mais espectacular, foi mesmo a visita às Cisternas. Ali era armazenada toda a água que abastecia o Funchal. Tanques enormes, debaixo da terra, que mais faziam lembrar umas quaisquer catacumbas de um qualquer filme de terror.


Depois da visita, exceptuando-se a Alcateia, o grupo foi dividido em grupos mais pequenos que posteriormente passaram por 4 estações de formação: Estação Ursa Maior; Estação Ursa Menor; Estação Balança e Estação Orion. Nestas estações foi ministrada formação nas áreas de Orientação; Uniformes; História do Escotismo e Pistas e Sinais de Pista.



O regresso fez-se pelas 16,30, pelo túnel dos Tornos até às Babosas, não sem antes agradecer a amabilidade do Sr. Hélder, que devendo ter saído pelas 15 horas, preferiu acompanhar a formação e de forma muito atenta, por sinal."


In http://grupo101santaluzia.blogspot.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

:)