
“Quero que vocês Guias de Patrulha, instruam as vossas Patrulhas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possível conquistar cada um dos rapazes da patrulha e fazer deles cidadãos justos e bons.
De nada serve terem um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Devem procurar torná-los a todos razoavelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguirem é o vosso próprio exemplo, porque o que vocês mesmos fizerem, os vossos Escoteiros farão também.
Mostrem-lhes que sabem cumprir ordens, quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executam, quer o vosso Chefe esteja presente ou não.
Mostrem-lhes que podem alcançar as Insígnias de Especialidade, e os vossos rapazes irão atrás sem precisarem de os convencer. Mas lembrem-se de que os devem Guiar e não empurrar.”
Lord Robert Baden-Powell of Gilwell
Dez Dicas para um Bom Guia de Patrulha
1 - Não faças comentários que possam humilhar ou envergonhar algum dos teus elementos.
2 - Se precisares de chamar à atenção algum deles, fá-lo a sós, sem os outros ouvirem.
3 - Não deixes de fora os elementos mais tímidos ou novatos, fala para eles, dá-lhes atenção, e mostra que estás sempre a contar com a ajuda deles e que são importantes para a Patrulha. Dá-lhes um elogio para os motivares e perceberem que estão a ser úteis.
4 - Muitas vezes, consegues modificar o comportamento e as atitudes dos outros recorrendo à boa disposição e a algumas piadas, desde que não humilhes ninguém.
5 - Não leves muito a sério um elemento que seja muito resmungão. Responde-lhe com bom humor.
6 - Não fales nas costas uns dos outros. Os elementos vão imitar-te e irão acabar por falar de ti nas tuas costas. Dá um bom exemplo.
7 - Mostra-te paciente para com todos. A paciência é uma grande virtude e os teus elementos saberão reconhecer-te essa característica, mesmo que não o digam abertamente.
8 - Se algum dos elementos for incorrecto com outro, explica-lhe de que modo foi incorrecto e sugere-lhe que peça desculpa.
9 - Não grites com os teus elementos. Se gritares, o mais provável é perderes autoridade.
10 - Não mostres ressentimentos para com alguém que tenha feito algo de errado ou tenha prejudicado a Patrulha. A capacidade de perdoar é uma virtude.
Descarrega aqui a ficha de inscrição e entrega-a devidamente preenchida, juntamente com 5€ para gastos com a alimentação, na sede da Chefia Regional.
As inscrições são limitadas (32 participantes) pelo que serão seleccionados por ordem de entrega