quinta-feira, abril 24, 2008

INAUGURAÇÃO DE 'ESCOTISMO UMA DOLCE VITA'

Ontem, Dia do Escoteiro, realizou-se a inauguração da exposição "Escotismo para todos", assinalando também os 95 anos de Escotismo em Portugal.

0 ponto alto da inauguração da actividade foi a presença de Sua Excelência o Senhor Secretário Regional dos Recursos Humanos, Dr. Eduardo Brazão de Castro, acompanhado pelo Director Regional de Juventude, que desde o primeiro momento apadrinharam a iniciativa, considerando-a de grande interesse comunitário.

Durante a visita os convidados não se cansaram de elogiar o trabalho apresentado, congratulando pelo facto de todo ele ter sido praticamente levado a cabo por Escoteiros da Região, nomeadamente os painéis, cuja qualidade superior foi enaltecida e onde podemos verificar que quase todas as ilustrações são protagonizadas por jovens Escoteiros Madeirenses.

Está também patente nos espaços do Dolce Vita uma exposição de Arte Pioneira, constituída miniaturas de construções: instrumentos, mobiliário, pontes, casas, etc., normalmente utilizados nos acampamentos Escotistas. A construção que 'coube' ao nosso grupo foi o Pórtico e vedação, que tem feito furor nesta exposição, já que se trata de um pórtico giratório.

A AEP tem um Escoteiro-Chefe que, de longa data, se dedica a esta paixão, fazendo réplicas que servem de modelos para construções posteriores. Digna de uma grande capacidade elucidativa da arte pioneira, a colecção de maquetas do Chefe Virgílio (com cerca de 70 maquetas) é, sem dúvida, um óptimo cartaz do que os jovens podem aprender e fazer no Movimento.

Um Balcão de Informação que faz distribuição de propaganda Escotista onde os visitantes podem tirar dúvidas, fazer pré inscrições, recolher informação sobre os Grupos e receber um “Flyer” “Escotismo para todos”.

Outro ponto alto da actividade será o acampamento inédito em pleno Centro Comercial, que tem o seu início marcado para a próxima sexta-feira, prolongando-se até Domingo, dia 27. O Acampamento desenrolar-se-á como se de um acampamento normal se tratasse, mas num ambiente completamente alheio e adaptado.

Em última análise, esta actividade marca uma nova imagem da AEP Madeira, imagem que se pretende seja dinâmica e apelativa, notando-se, quer pelo grafismo dos painéis quer pelos panfletos, uma preocupação em inovar e apresentar uma maior tendência para acompanhar a evolução social, principalmente no que concerne aos jovens madeirenses. Salientamos diversas fotos de elementos do nosso grupo nos painés e também nos folhetos disponíveis para distribuição.
Ver album fotográfico

1 comentário:

Anónimo disse...

Nós somos o máximo, o pórtico abanou, mas nao caiu:)