quinta-feira, março 10, 2011

COMPADRES A CAMINHO DE SÃO JORGE

Nos passados dias 25 a 27 de Fevereiro de 2011, a equipa Vasco da Gama começou por fazer a sua primeira actividade, sendo como destino São Jorge.

Chegando ao destino, foram recebidos pela Chefe Paula do grupo de São Jorge.

Depois de conhecer o local e fazer as arrumações, logo deu a hora do recolher.

Sábado, a alvorada foi ás 8horas, depois do pequeno almoço, logo pusemos os pés a caminho para conhecer a zona. Visitamos a Igreja, o Farol, onde tivemos uma visita guiada pelo vigilante.
Regressando á escola, já era hora do almoço. Em seguida chegou a Alcateia do grupo de São Jorge, que iria participar no cortejo da Festa dos Compadres.

Aproveitamos a boleia e fomos até Santana, dar uma espreitade-la na festa:) Acabando a festa regressamos à escola, começamos nos preparativos do jantar e nas arrumações. Domingo íamos para o Santo da Serra, para a actividade do Dia do Pensamento.

Assim agradecemos ao grupo São Jorge por nos ter recebido e por nos ter dado transporte para o Santo.

Canhota Escotista
Clã

8 comentários:

Joana Cruz' disse...

Foi uma actividade porreira =D
Adorei

Beijo'

Cláudio disse...

Grande Actividade :)

E.C. Manta divertida disse...

O Clã
A faixa etária correspondente ao Clã situa-se entre os 16/17 e os
20/21 anos. Esta Divisão centra-se no indivíduo (Caminheiros e
Aspirantes a Caminheiros), que se agrupa em pequenos grupos
designados de Equipas de Empreendimento.

Enquadramento Simbólico:
A mística vivida pelo Clã é o Caminho, tratando-se da descoberta
pelos Caminheiros do seu próprio caminho de vida.
Esta mística, (ou enquadramento simbólico), vive-se essencialmente através de actividades onde o Caminheiro é chamado a experimentar diferentes papéis e descobrir diferentes caminhos na vida, sendo reforçado pelo espírito de comunidade do Clã e pelos seus símbolos e cerimoniais. Não deverá existir um ambiente fantástico, uma vez que se pretende uma aproximação
cada vez maior à vida real.

A organização do Clã assenta no seguinte:
Caminheiro-Como referido, esta Divisão centra-se no indivíduo, pelo que o Caminheiro é a base a sua base.
Conselho Clã-O Conselho de Clã é o órgão plenário da Divisão, e também o seu órgão máximo. É composto por todos os Caminheiros e Chefia de Clã, podendo admitir convidados. Tem como principais funções fazer o programa da Divisão e decidir sobre as grandes questões que afectam o Clã.A periodicidade ideal do Conselho de Clã é mensal, sendo certoque deverá haver um Conselho de Clã no início de cada trimestre, para avaliação e programação do trimestre seguinte.

Equipa Executiva:
A Equipa Executiva é tipicamente composta por um Guia, um Secretário, um Tesoureiro e um Guarda Material, podendo ter
outros cargos relevantes para o Clã.
Tem como principais funções a co-gestão da Divisão (em conjunto
com a Chefia de Divisão),assegurando áreas que noutras Divisões são da responsabilidade dos Dirigentes.
A periodicidade ideal para reunião da Equipa Executiva é quinzenal, de modo a poder verificar, continuamente ao longo do trimestre, se os objectivos e acções definidas no programa da
Divisão estão a ser cumpridos e, consequentemente, agir em
conformidade.

Equipas de Empreendimento:
O Clã funciona por centros de interesse, pelo que os Caminheiros
agrupam-se em pequenos grupos, de acordo com os seus
interesses e vontades de realizar um dado Empreendimento. Este
pequeno grupo é designado de Equipa de Empreendimento.
As Equipas de Empreendimento são compostas no mínimo por 2
Caminheiros, sem limite máximo fixado. Devem existir várias
Equipas de Empreendimento a funcionar ao mesmo tempo.
As Equipas são temporárias, uma vez que são criadas apenas para
a realização do Empreendimento (tendencialmente com duração
de 1 trimestre). Uma vez efectuada a avaliação e documentação
do Empreendimento, a Equipa é dissolvida.
Em cada novo trimestre Escotista, devem ser criadas novas
Equipas de Empreendimento procurando garantir-se a variação da sua composição, isto é, evitando que fiquem sempre as mesmas pessoas juntas numa equipa.

Tudo isto para vos ajudar a perceber como funciona o Clã, não há a mística como antigamente, e isso está bem explícito na nova metodologia da AEP (já implementado há uns anos), logo essa vossa equipa 'Vasco da Gama' não deveria existir.

Espero que não levem a mal este meu comentário, como têm levado outros que vou encontrando no vosso blog, aceitem como construtivo, e implementem o mesmo no vosso Clã, como todos (penso eu) os outros Clãs têm feito.

Forte canhota

ju disse...

Apesar de todas essas características que aponta, á ainda outras que devia juntar.
Cada Grupo sabe de sua disposição pensando sempre no melhor para a devisao como tambem para o grupo se assim esta inserido esta devisao, é com todo o prazer e agrado que existe e ira seguir seu caminho como caminheiros que são.


Se algo lhe perturba fale directamente com os chefes do grupo assim talvez fique mais explicito para todos.

E.C. Manta divertida disse...

É com imensa pena que assisto, a um triste comentário (e errado), de quem não sabe, eu apenas tentei ajudar, pois, se os caminheiros estão a errar a culpa será do chefe de clã e/ou dos chefes de grupo, se bem que o caminheiro pode muito bem se instruir pesquisando, perguntando.
Já que isto é um espaço aberto a todos, penso que os chefes também irão ler, apesar de terem acesso a todos os documentos, pois a AEP tem tudo online.
Mas visto que não sou bem vindo no vosso blog (apesar de já ter sido bem recebido na vossa espectacular sede), despeço-me, com uma forte canhota, e de certeza que levarei muito tempo a voltar a este blog (vou fazer mesmo que cá não volte tão cedo), pois tal como vocês têm, e muito bem, nos vossos links, visitarei e comentarei os blogues de outros grupos, onde aceitam críticas, estão sempre prontos a aprender e não são tão pouco 'simpáticos' a responder os comentários de pessoas de fora do vosso grupo.

Anónimo disse...

Já aqui foi referido noutro post a importância de aceitar a crítica, que não deve ser encarada como um "ataque" ao trabalho do grupo, mas sim como uma valiosa contribuição para que rectifiquem algumas situações e melhorem cada vez mais as vossas acções.

Tenho muita pena que pessoas como o E.C. Manta divertida, que deixou aqui um comentário muito importante e válido, deixe de acompanhar as actividades do grupo.

Peço que reflictam seriamente sobre o vosso blog, pois este é o espelho do vosso grupo, não só na nossa ilha, mas por todo o mundo.

Um pequeno contributo de uma pessoa que durante muito tempo admirou o trabalho desenvolvido pelo grupo 159.

Cláudio disse...

Sinceramente sabemos ler uma critica e aceitar, mas também era importante sabermos de quem é essa critica.Ou com quem é que estamos a lidar, acho que não custa nada por o nome, porque se já foi recebido na sede ou algo assim acho que era mais benéfico para os dois.

Penso se tivesse nome, não haveria criticas. É a minha opinião.

Bruno Duque disse...

Para E C Manta

Agradeço o comentário construtivo. Temos de tentar perceber o porquê do Clã não ter acompanhado a mudança (imposta) pela associação.
Peço que não leve a mal os comentários, até porque sei que já foi Clã e nesta idade fala-se muito com o coração.

Forte Canhota
Sempre Pronto

Bruno Duque