quinta-feira, março 26, 2009

CURSOS DE GUIAS E SUB-GUIAS DE PATRULHA

A Chefia Regional , fruto do bom relacionamento com o Grupo78 de Benfica, recebeu a proposta de acolher o projecto "Lua e Sol" que tem como objectivo melhorar a formação Técnico Escotista dos Jovens que tem a seu cargo "liderar" uma Patrulha. Assim nos próximos dias 25 e 26 de Abril realiza-se um Curso para Guias e Sub-Guias das Tribos de Escoteiros e Exploradores. Os interessados devem enviar a sua Inscrição até o próximo dia 10 de Abril. (inscrições limitadas)

“Quero que vocês Guias de Patrulha, instruam as vossas Patrulhas inteiramente por vossa iniciativa, porque vos é possível conquistar cada um dos rapazes da patrulha e fazer deles cidadãos justos e bons.
De nada serve terem um ou dois rapazes excelentes, se o resto não prestar para nada. Devem procurar torná-los a todos razoavelmente bons. O meio mais eficaz para o conseguirem é o vosso próprio exemplo, porque o que vocês mesmos fizerem, os vossos Escoteiros farão também.
Mostrem-lhes que sabem cumprir ordens, quer vos sejam dadas verbalmente, quer sejam impressas ou escritas, e que as executam, quer o vosso Chefe esteja presente ou não.
Mostrem-lhes que podem alcançar as Insígnias de Especialidade, e os vossos rapazes irão atrás sem precisarem de os convencer. Mas lembrem-se de que os devem Guiar e não empurrar.”
Lord Robert Baden-Powell of Gilwell

Dez Dicas para um Bom Guia de Patrulha

1 - Não faças comentários que possam humilhar ou envergonhar algum dos teus elementos.
2 - Se precisares de chamar à atenção algum deles, fá-lo a sós, sem os outros ouvirem.
3 - Não deixes de fora os elementos mais tímidos ou novatos, fala para eles, dá-lhes atenção, e mostra que estás sempre a contar com a ajuda deles e que são importantes para a Patrulha. Dá-lhes um elogio para os motivares e perceberem que estão a ser úteis.
4 - Muitas vezes, consegues modificar o comportamento e as atitudes dos outros recorrendo à boa disposição e a algumas piadas, desde que não humilhes ninguém.
5 - Não leves muito a sério um elemento que seja muito resmungão. Responde-lhe com bom humor.
6 - Não fales nas costas uns dos outros. Os elementos vão imitar-te e irão acabar por falar de ti nas tuas costas. Dá um bom exemplo.
7 - Mostra-te paciente para com todos. A paciência é uma grande virtude e os teus elementos saberão reconhecer-te essa característica, mesmo que não o digam abertamente.
8 - Se algum dos elementos for incorrecto com outro, explica-lhe de que modo foi incorrecto e sugere-lhe que peça desculpa.
9 - Não grites com os teus elementos. Se gritares, o mais provável é perderes autoridade.
10 - Não mostres ressentimentos para com alguém que tenha feito algo de errado ou tenha prejudicado a Patrulha. A capacidade de perdoar é uma virtude.

Descarrega aqui a ficha de inscrição e entrega-a devidamente preenchida, juntamente com 5€ para gastos com a alimentação, na sede da Chefia Regional.

As inscrições são limitadas (32 participantes) pelo que serão seleccionados por ordem de entrega

quarta-feira, março 25, 2009

"COWBOYS INVADEM CASA DO BURRO"

Nos próximos dias 27, 28 e 29 (6ª feira a Domingo) a Alcateia irá realizar a sua caçada trimestral, o qual o tema escolhido pelos Lobitos foi 'Os Cowboys'.


A caçada trata-se de um acantonamento na Casa do Burro - Parque Ecológico do Funchal (Chão da Lagoa), intitulada "Cowboys invadem Casa do Burro".

Haverão diversas actividades, desde ao habitual jogo nocturno, grande jogo e rocha de conselho, também se junta uma cowboyada, uma caminhada, e muita formação tanto de 1ª estrela como de 2ª estrela, as quais algumas serão ministradas por pessoas de fora do nosso grupo. Claro que canções, outros jogos e animações serão uma constante nesta caçada.

Lembramos aqui aos Lobitos e/ou encarregados de educação que nos visitam, que deverão confirmar a sua presença na caçada com a Ákelá (Ch. Marlene), até hoje, 4ª feira, dia 25 de Março, através de chamada telefónica, sms ou e-mail.

A concentração é ás 19h30 no Largo da Fonte, então previsto o encerramento da actividade ás 18 horas de Domingo na nossa sede.

Para os esquecidos, aqui deixamos a lista de material individual necessária para a caçada:

· Uniforme completo
· Saco-cama ou cobertor
· Impermeável/Agasalho
· Pullóver Scouts
· 1 Fato de treino
· 3 T-shirts dos escoteiros
· Boné
· Sapatilhas
· Roupa interior e meias para 3 dias
· Roupa para dormir
· Material de higiene (sabonete, champôo, escova e pasta de dentes, escova de pentear, etc) – (deverá estar dentro de 1 bolsinha ou estojo)
· Toalha de banho e tolha de rosto
· Prato, talheres, copo (de plástico ou alumínio) e pano de cozinha (deverá estar dentro de um saco de pano, por ex. saco do pão)
· 3 Sacos de plástico
· Lanterna
· Caderneta de Progresso Pessoal e caderno de caça (quem não tem deverá levar um caderno pautado de capa preta A5)
· Material didáctico (caneta, lápis, borracha, cores de pau, cola baton, tesoura, etc.)
· 1 Pistola de água e 1 chapéu de cowboy
· Fotocópia do B.I. e do Cartão de Utente (quem ainda não entregou)
· 5 €
· 1 Rolo de papel higiénico
· Lanche para a noite de sexta (para partilhar)
· 1 L de leite
· 3 Bongos pequenos
· 3 Peças de fruta
· 1 Pacote de bolacha Maria (ou outra sem creme)

(Todo o material deverá estar devidamente identificado)

terça-feira, março 24, 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA CELEBRADO COM MUITA DIVERSÃO

Após a concentração dos vários grupos (num total de cerca 100 escoteiros, sendo o nosso grupo mais uma vez, o mais representativo) no parque de estacionamento do Monte, realizou-se uma formatura geral, em que foram dadas algumas informações por parte do Chefe Regional.


De seguida, seguiu-se o início da caminhada, onde no 'reforço' encontravam-se os técnicos e o Director do Parque Ecológico à nossa espera, assim como o Vereador da Câmara Municial, Eng. Costa Neves. Seguimos viagem até à Estação de Tratamento de Águas dos Tornos, onde após um reconfortante lanche, tivemos uma visita guiada pelos funcionários do Parque Ecológico, que explicaram todo o funcionamento desta estação agora tornada museu.

De volta à formatura, recebemos elogios e agradecemos ao Director deste Parque por este convite de actividade conjunta, e regressamos de novo à Levada dos Tornos, desta feita, para atraversarmos o túnel que dá acesso ás Babosas. E como todos os que não foram a esta actividade, devem de adivinhar, que esta foi uma das melhores partes da actividade, pois foi muito fixe acender as lanternas e seguirmos caminho dentro de um túnel, em que por muitas vezes tínhamos que baixas as cabeças, afastarmos para o lado, mas sempre com muito cuidado para não cair dentro da levada! Pelo caminho muitas foram as canções e gritos saídos das gargantas dos escoteiros.

No fim do túnel, descemos com destino ao Largo da Fonte, mas sem antes nos refrescarmos no Largo da Babosas.
Chegados ao Largo da Fonte, foi tempo de fazer umas animações todos em conjunto, animações estas sugeridas por todos os grupos e claro, também, pelo chefe regional.
Após isto foi momento de atelier de construção de uma árvores reutilizando diversos materiais. Foram feitos grupos com elementos de todos os grupos presentes e a imaginação foi posta à prova, e realmente dali saíram diversas qualidades de árvores.

E assim foi mais uma actividade regional, em que no fim, todos mostraram-se satisfeitos e contentes.
Ver fotos no álbum fotográfico

segunda-feira, março 23, 2009

159 EM VÁRIAS FOTOS NOS JORNAIS

Caso não tenham tido oportunidade de consultar os jornais de sábado, aqui vos deixamos a digitalização dos mesmo.

As fotos foram tiradas no passado sábado, relativamente à plantação de árvores no Parque Ecológico do Funchal, por parte da Tribo de Escoteiros e da Tribo de Exploradores.

sábado, março 21, 2009

ALCATEIA TAMBÉM PLANTOU ÁRVORES

A Alcateia também comemorou o Dia Mundial da Árvore, plantando na sede, 2 massarocos.

Para quem pouco sabe acerca desta planta endémica, aqui deixamos algums informações:
Nome vulgar: Massaroco.
Nome científico: Echium candicans L. fil.
Família: Boraginaceae
Distribuição e Habitat: Espécie endémica da Madeira. Encontra-se nas escarpas rochosas da zona montanhosa central da Madeira e na Laurissilva em altitudes que variam entre os 800 e os 1700 m.
Descrição: Arbusto que pode atingir 2 m de altura, ramificado, com folhas verde acinzentado e inflorescências densas e alongadas com tamanhos que podem ir dos 15 aos 35 cm, com flores azul escuro.
Estatuto de Conservação e Ameaças: Espécie não ameaçada, ao abrigo dos estatutos atribuídos à floresta Laurissilva.
Observações: Época de floração de Abril a Agosto.

Para a Alcateia tudo é motivo de diversão, e este dia também não o deixou de ser...após a plantação destas duas plantas, os mais pequenos fizeram desenhos alusivos a esta data e os mais velhos preferiram ajudar os velhos lobos na arrumação de um armário do covil e de ainda preparar algumas coisas para a caçada que se realizará no próximo fim-de-semana...informações para breve!


Esperemos ver estes massarocos assim, floridos, daqui a uns tempos! :)

TRIBOS PLANTARAM ÁRVORES NO PARQUE ECOLÓGICO

Hoje, sábado, alguns elementos da Tribo de Escoteiros e da Tribo de Exploradores, foram até ao Parque Ecológico e colaboraram com este, na plantação de árvores, afim de comemorar o Dia Mundial da Árvore.
Juntaram-se assim aos técnicos e director do Parque Ecológico, ao grupo 101, a um agrupamento do CNE, e a crianças de uma instituição de solidariedade social. Também contamos com a presença do Presidente da Cãmara Municipal do Funchal, Dr. Miguel Albuquerque, e ainda o Vice-Presidente da Câmara Dr. Bruno Pereira
Neste dia, e apesar do frio e dos chuviscos, foram plantadas cerca de 60 árvores indígenas.
Após a plantação fomos convidados para juntamente com os técnicos, funcionários e o director do Parque cantarmos os Parabéns, pois o Parque Ecológico do Funchal celebrou 15 anos de existência.


Parabéns a todos os que colaboram com o Parque Ecológico e esperamos contar com muitos mais sempre com o apoio do nosso grupo! Bem Hajam!

quinta-feira, março 19, 2009

FELIZ DIA DO PAI !

Dia do Pai celebra-se a 19 de Março, este dia porque é o dia de S. José, o pai de Jesus.

Assim faz-se uma homenagem especial a todos os pais do mundo. S. José, marido de Maria, era carpinteiro e vivia na cidade de Nazaré, na Galileia. Era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus. A sua história vem contada na Bíblia.

O culto a São José começou no século IX. Não se sabe ao certo em que data José nasceu ou morreu, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como a da sua morte. E assim ficou a ser o seu dia!

Tornou-se também o santo padroeiro (protector) dos carpinteiros, pela profissão que tinha. O nome José vem do hebreu (Youssef) e significa "que Deus acrescente".

Ser pai é algo muito importante. É uma alegria, mas também é uma grande responsabilidade. É o pai que (junto com a mãe) deve acompanhar, proteger, cuidar e ensinar muitas coisas aos seus filhos. Deve ser justo, bom, estar presente sempre e ser carinhoso. Também deve ser firme e educar bem.


Desejamos a todos os PAIS dos nossos escoteiros, a todos os escoteiros que são PAIS, e a todos os PAIS que nos visitam, UM FELIZ DIA DO PAI !!!

quarta-feira, março 18, 2009

ALCATEIA FAZ TRABALHO PARA DIA DO PAI

No passado sábado foi dia de trabalhos manuais na Alcateia, e desta feita para fazer um porta-chaves para oferecer ao pai no seu dia.


Foram utilizados materiais tais como: folha eva, tintas de relevo, cordão e argolas de porta-chaves, com o auxílio da tesoura, cola e furador.

Como tudo, uns com mais jeito do que outros, lá se acabaram os porta-chaves e este foi o resultado final.

Será que os pais vão gostar destes trabalhos? ;)

terça-feira, março 17, 2009

INFORMAÇÕES/FOTOS DIA DO PENSAMENTO

Informamos todos os escoteiros que podem consultar a classificação do jogo da Tribo de Escoteiros,uma aventura baseada no conto árabe “Ali-Babá e os 40 Ladrões”, e fotos do mesmo no site da Junta Regional da Madeira e ainda algumas fotos na galeria do site da A.E.P. Madeira.

segunda-feira, março 16, 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

No próximo Domingo, dia 22 de Março, data em que se comemora o DIA MUNDIAL DA ÁGUA, o nosso grupo irá participar na actividade regional preparada para celebrar esta data.

No passado sábado foi enviado uma carta a todos os elementos do grupo com esta informação e que os mesmos se quissessem estar presentes nesta actividade deveriam informar a chefia através de chamada, sms ou e-mail, a sua presença nesta actividade até ás 14 horas de hoje.

Assim, aqui deixamos o programa para este dia em que juntará os 7 grupos da AEP-Madeira.

Programa
09h00 - Concentração no Parque de Estacionamento do Monte ( Junto ao Campo de futebol)
10h00 -. Percurso Pedestre até ao Centro Temático da Água ( Antiga estação de tratamento de Água dos Tornos)
13h00 - Almoço - (Volante)
14h00 - Percurso Pedestre até ao Largo das Babosas ( Através do Túnel das Babosas)
15h30 - Ateliê - " A Arte em forma de Árvore" (Largo da Fonte)
17h00 - Fim da actividade

Cada Lobito/Escoteiro deverá levar além do uniforme completo, farnel para o dia e ainda uma lanterna.

Informamos ainda que no próximo sábado haverá reunião normal.

quinta-feira, março 12, 2009

REUNIÃO DE GRUPO

No passado sábado realizou-se mais uma reunião de grupo, a qual foi aproveitada para fazer um jogo de freguesia.
O jogo tinha vários postos de controlo, onde os bandos/patrulhas deveriam realizar várias tarefas e ainda recebiam perguntas acerca da história e actualidade do grupo.

segunda-feira, março 09, 2009

BAILE DE CARNAVAL

No passado dia 28 de Fevereiro festejamos o Carnaval com um baile na nossa sede.
A organização foi por conta da Patrulha Koala e podemos contar com a presença do Grupo 24 e 92.
Cada patrulha /bando interpretou uma música, cantando ou dançando todos proporcionaram bons momentos durante o baile. O baile teve a participação de cerca de 90 pessoas.
Ver fotos no Albúm Fotográfico

terça-feira, março 03, 2009

ACTIVIDADE REGIONAL DO DIA DO PENSAMENTO

O nosso grupo esteve mais uma vez presente na actividade regional, afim de comemorar o Dia do Pensamento.


O dia começou muito bem, estava sol e até parecia que iria ser um dia de verão e assim, foram 2 bandos, 2 patrulhas escoteiras, 2 patrulhas dos exploradores e os caminheiros e chefia a participar nesta acti. Apesar da chuva a meio da tarde, ainda houve tempo de terminar os jogos.

A Alcateia, com o tema do Lobo Marinho, percorreu a cidade do Funchal, realizando várias tarefas e jogos em postos de controlo, esses jogos e tarefas tinham a ver com o tema e ainda com a vida de Baden-Powell, o objectivo era chegar ao fim e abrir o tessouro, que por acaso foi aberto por um lobito nosso, o Castor, do bando cinzento, mas claro que o tesouro foi distribuído por todos os lobitos presentes!


Após isto, os Lobitos fizeram o seu donativo para ajudar no Projecto de Conservação do Lobo-marinho.

Ver Fotos no Albúm Fotográfico

DÉCIO FEZ 14 ANOS

O Décio, da patrulha Esquilo, fez 14 anos no passado dia 20 de Fevereiro.


Pedimos desculpa por só agora pormos aqui a notícia, mas mais vale tarde do que nunca!

PARABÉNS DÉCIO!