quarta-feira, abril 30, 2008

LOBO COMPLETOU 9 ANOS

No passado dia 17 de Abril, o Lobo fez 9 anos, e para comemorar como habitualmente no grupo, levou um bolo, que desta vez, por os lobitos estarem em actividade, foi cantado os Parabéns no centro comercial Dolce Vita.


Ao Lobo as nossas sinceras Felicidades.

terça-feira, abril 29, 2008

ALCATEIA UMA DOLCE VITA

No passado sábado, dia 26 de Abril, a nossa Alcateia foi até ao Dolce Vita, onde, juntamente com mais 4 alcateias, visitaram a exposição patente neste centro comercial.


A entrada no centro foi em grande, com canções e gritos que se fez ouvir por todo o lado, de seguida dirigiram-se à zona do acampamento onde fizeram jogos e animações, além de o Lebre e a Joaninha terem sido entrevistados para a SIC, que fazia uma reportagem acerca desta actividade.

Após a visita à exposição, foi hora de almoçar, para depois, e sob um calor impressionante, atravessar a cidade e ir até à SPAD para visitar esta instituição que alberga animais domésticos abandonados.

Apesar de muitos suspiros 'está muito calor' e perguntas do tipo 'falta muito?' lá chegaram e descansaram um pouco na sede do Grupo 101, que fica na SPAD. Após o descanso e água bebida, e sob as orientações do Ch. Alberto visitaram toda a Sociedade Protectora dos Animais Domésticos, aprendendo porquê é que os animais estão ali, porque é que alguns são maus e perigosos, como se pode adoptar, como se deve por a mão de maneira que os cães façam uma carícia e não mordam.


Até pareceu que, enquanto visitavam os animais, deixou de haver calor, pois o entusiasmo foi tanto de ver cães e gatos, grandes e pequenos, barulhentos e calminhos, simpáticos e tímidos. De salientar, que por um momento deixou-se de ver lobitos a passear à volta das jaulas, até que os encontramos todinhos dentro de uma gaiola...


De seguida voltaram para dentro da sede do 101, onde estava muito fresco, brincaram com jogos da Alcateia, fizeram desenhos e deixaram frases alusivas a esta visita. Ainda receberam a visita do Ch. Vírgilo (Gr.78 - Benfica) que ofereceu a todos os lobitos uma lembrança feita por ele.

Nesta caçada sob o tema "Os Animais", tema este escolhido para o 3º trimestre pelos Lobitos, a Sílvia e Mário, foram os caminheiros que acompanharam a Alcateia.

sexta-feira, abril 25, 2008

ALCATEIA SEMPRE ACTIVA

Amanhã, sábado, dia 26 de Abril, a Alcateia também irá até ao Dolce Vita, onde além de visitar a exposição "Escotismo uma Dolce Vita" irá também participar, junto com outras Alcateias da nossa região, num jogo de pistas, actividade integrante das comemorações do 95 anos de Escotismo para todos.

Após esta actividade, e depois de almoçarem no Jardim Municipal, e porque o tema deste trimeste é "Os Animais", os Lobitos irão até a SPAD (Sociedade Protectora dos Animais Domésticos), onde visitarão os nossos amigos que lá se encontram. Também terão a possibilidade de passear alguns cães, e de lhes fazer festinhas!

Aos lobitos desejamos uma Boa Caça!

quinta-feira, abril 24, 2008

INAUGURAÇÃO DE 'ESCOTISMO UMA DOLCE VITA'

Ontem, Dia do Escoteiro, realizou-se a inauguração da exposição "Escotismo para todos", assinalando também os 95 anos de Escotismo em Portugal.

0 ponto alto da inauguração da actividade foi a presença de Sua Excelência o Senhor Secretário Regional dos Recursos Humanos, Dr. Eduardo Brazão de Castro, acompanhado pelo Director Regional de Juventude, que desde o primeiro momento apadrinharam a iniciativa, considerando-a de grande interesse comunitário.

Durante a visita os convidados não se cansaram de elogiar o trabalho apresentado, congratulando pelo facto de todo ele ter sido praticamente levado a cabo por Escoteiros da Região, nomeadamente os painéis, cuja qualidade superior foi enaltecida e onde podemos verificar que quase todas as ilustrações são protagonizadas por jovens Escoteiros Madeirenses.

Está também patente nos espaços do Dolce Vita uma exposição de Arte Pioneira, constituída miniaturas de construções: instrumentos, mobiliário, pontes, casas, etc., normalmente utilizados nos acampamentos Escotistas. A construção que 'coube' ao nosso grupo foi o Pórtico e vedação, que tem feito furor nesta exposição, já que se trata de um pórtico giratório.

A AEP tem um Escoteiro-Chefe que, de longa data, se dedica a esta paixão, fazendo réplicas que servem de modelos para construções posteriores. Digna de uma grande capacidade elucidativa da arte pioneira, a colecção de maquetas do Chefe Virgílio (com cerca de 70 maquetas) é, sem dúvida, um óptimo cartaz do que os jovens podem aprender e fazer no Movimento.

Um Balcão de Informação que faz distribuição de propaganda Escotista onde os visitantes podem tirar dúvidas, fazer pré inscrições, recolher informação sobre os Grupos e receber um “Flyer” “Escotismo para todos”.

Outro ponto alto da actividade será o acampamento inédito em pleno Centro Comercial, que tem o seu início marcado para a próxima sexta-feira, prolongando-se até Domingo, dia 27. O Acampamento desenrolar-se-á como se de um acampamento normal se tratasse, mas num ambiente completamente alheio e adaptado.

Em última análise, esta actividade marca uma nova imagem da AEP Madeira, imagem que se pretende seja dinâmica e apelativa, notando-se, quer pelo grafismo dos painéis quer pelos panfletos, uma preocupação em inovar e apresentar uma maior tendência para acompanhar a evolução social, principalmente no que concerne aos jovens madeirenses. Salientamos diversas fotos de elementos do nosso grupo nos painés e também nos folhetos disponíveis para distribuição.
Ver album fotográfico

GRUPO REPRESENTADO NA CERIMÓNIA DOS 95 ANOS DE ESCOTISMO EM PORTUGAL E CONFERÊNCIA NACIONAL

Centenas de escoteiros e dirigentes dirigiram-se na manhã do passado dia 19 de Abril ao Auditório da Faculdade de Ciências para assistirem à Sessão Comemorativa dos 95 anos do Escotismo Português. A sala estava cheia naquela que foi a celebração do Escotismo associado aos valores do Diálogo Intercultural. O evento iniciou-se com a apresentação de um filme sobre os "95 Anos de Escotismo para Todos", cruzando momentos específicos da história e evolução da AEP com os conceitos de interculturalidade e promoção da paz.

A Sessão Comemorativa contou com a presença da Adjunta da Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Drª Susana Antunes, que se dirigiu à AEP como uma instituição de referência no desenvolvimento do diálogo entre culturas e na integração social.

Um cocktail, servido a todos os participantes no final da Sessão, encerrou o evento.

Ao início da tarde, teve lugar a abertura da Conferência Nacional, com a presença da Directora Regional do IPJ e mais de 230 dirigentes inscritos, provenientes de diversas regiões do país.

O programa foi cumprido e as deliberações sobre os temas contidos na ordem de trabalhos foram esclarecedoras. A Conferência Nacional foi unânime a aprovar o Relatório e Contas de 2007 e o Plano de Actividades para 2008. Este último enquadra as acções do programa nacional "Escotismo para Todos", e apresenta as acções nas áreas estratégicas da AEP, como o Projecto Educativo, a Formação dos Recursos Adultos, a Comunicação, o Crescimento do Escotismo e a Gestão Integrada.

Na Conferência Nacional foi ainda analisado o Modelo de Governação da AEP e outros modelos alternativos. Todos os pontos relativos às recomendações para o Modelo de Governação da AEP, obtiveram uma expressiva concordância da assembleia.

O Programa para Jovens viu igualmente aprovadas as alterações ao regulamento, decorrentes da sua revisão. De forma a ajustar o documento à realidade da AEP, foram introduzidas modificação no texto do Regulamento Geral e no Regulamento de hino, uniformes, distintivos, símbolos, bandeiras, cerimónias e outros objectos de identificação colectiva ou individual da AEP.

Este ano o encontro de dirigentes foi dinamizado por um conjunto de workshops simultâneos, sobre diversos temas, como Programa para Jovens, Crescimento, Apoio e Formação de Adultos, Comunicação com o Exterior, e e-AEP. O Diálogo Intercultural esteve também em destaque, com alguns formadores do ACIDI a dinamizar 4 sessões.

quarta-feira, abril 23, 2008

ESCOTISMO UMA DOLCE VITA

É hoje ás 18horas que iremos dar início a mais uma actividade Regional, intitulada “Escotismo uma Dolce Vita”.
Esta actividade pretende demonstrar de uma forma pública e acessível aos visitantes o movimento escotista, as suas actividades, o seu ideal, dentro do Centro Comercial Dolce Vita.
Hoje dia 23, DIA DO ESCOTEIRO, numa cerimónia com as entidades oficiais, será inaugurada uma exposição fotográfica, na qual constará um historial dos Grupos, uma exposição de maquetes e uma exposição de pioneirismo.

No dia 25, ás 10 horas, será feita a entrada em campo, de cerca de 25 elementos dos diferentes Grupos da Região e iniciar-se-á um acampamento dentro do Centro, do nosso grupo os 6 elementos escolhidos para nos representar são: da Tribo de Escoteiros a Carina, Catarina, Beatriz, Carolina, André e da Tribo de Exploradores a Joana Cruz. Este acampamento seguirá um programa em tudo idêntico a um programa de acampamento em campo, cumprindo actividades desde a alvorada, ao recolher, Ginástica matinal, jogo de pistas, formação, fogo de clarão, confecção das refeições, entre outras.
O terminus desta actividade será no domingo ás 17 horas.

Desejamos a todos uma Boa Caça!

segunda-feira, abril 21, 2008

MAIS UM ANIVERSÁRIO

No passado fim de semana foi a vez do Sílvio, o nosso escoteiro da Tribo de Exploradores, fazer anos e levar um bolo para que juntos pudessemos comemorar.

Já la vão 17 aninhos completados no passado dia 17 de Abril.

Muitos Parabéns!

quinta-feira, abril 17, 2008

CONFERÊNCIA NACIONAL E SESSÃO SOLENE DOS 95 ANOS DE ESCOTISMO EM PORTUGAL

No ano em que se comemoram os 95 anos do Escotismo Português e tendo o Diálogo Intercultural como tema central das celebrações, a AEP pretende tornar a Conferência Nacional numa oportunidade para enriquecer e desenvolver o movimento escotista, realçando o seu papel na interacção de culturas.

Com mais de 230 participantes inscritos, a sessão ordinária da conferência de dirigentes da Associação dos Escoteiros de Portugal realiza-se nos próximos dias 19 e 20 de Abril, em Lisboa, no auditório da Faculdade de Ciências.
No decorrer da conferência haverá sessões de formação e grupos de trabalho, numa clara abertura a temas abrangentes na actividade escotista. Com o objectivo de sensibilizar e desenvolver competências para a promoção do diálogo intercultural, está previsto um conjunto de workshops sobre Escotismo e Diálogo Intercultural onde os participantes poderão assistir a dinâmicas de trabalho relacionadas com os temas.

Também o Programa para Jovens terá destaque especial netse encontro de dirigentes, onde os regulamentos em vigor serão adequados ao novo Esquema de Progresso Pessoal e serão realizados workshops sobre o novo programa educativo para cada faixa etária.

A ordem de trabalhos reúne as habituais deliberações sobre o Relatórios de Actividades e Contas de 2007 e o Plano de Actividades e Orçamento de 2008. Será ainda debatido o modelo de governação associativo e eleitos novos membros do Conselho Jurisdicional da AEP.
A Madeira estará representada com 3 dirigentes, sendo 1 do nosso grupo, a Ch. Marlene, e por isso, a Alcateia não tem reunião no próximo sábado, dia 19 de Abril.

quarta-feira, abril 16, 2008

ESCOTISMO UMA DOLCE VITA


No seguimento da actividade "Escotismo uma Dolce Vita", foi incubido aos grupos realizarem construções, à escala real, para efectuar uma exposição no Dolce Vita.

Quanto ao nosso grupo ficou responsável por fazer o pórtico e vedação.

Assim no 5 de Abril as Tribos e o Clã, dirigiram-se até à chefia regional e pusemos, mãos à obra. Já no passado dia 12 e no próximo sábado, dia 19 de Abril, apenas os caminheiros vão dar apoio, visto que a construção está praticamente pronta, só falta dar os últimos retoques.

terça-feira, abril 15, 2008

CLÁUDIO FEZ 15 ANOS

No passado sábado houve festa na nossa sede, festejou-se mais um aniversário do Cláudio, da Patrulha Falcão, da Tribo de Exploradores.


O dia do aniversário foi no a 30 de Março, mas devido a actividades fora da sede, foi neste último sábado que o Cláudio levou o bolo para a sede e todos juntos cantamos os "Parabéns a você".

Parabéns Cláudio, esperamos cantar-te os Parabéns durante muitos anos juntos!
Ver album fotográfico

segunda-feira, abril 14, 2008

RECEBEMOS VISITAS DE CANÁRIAS

No passado fim-de-semana recebemos a visita de dois chefes de um grupo 625 -Cochafisco de Las Palmas - Gran Canária.


Manu e Marcos, ficaram 'hospedados' na nossa sede, e estiveram cá de 5ªfeira a Domingo, efectuando nestes dias reconhecimento para uma actividade do seu grupo na segunda quinzena de Julho.

A boa disposição são característica destes dois chefes, os quais nós gostamos de conhecer, e os esperamos para breve!

quinta-feira, abril 10, 2008

INTERCÂMBIO MAGERIT - IMPORTANTE E URGENTE!

Lembramos aos Escoteiros e Exploradores que podem e querem ir a este intercâmbio a se realizar entre os dias 28 de Junho e 11 de Julho, em Madrid, que têem que entregar a ficha de inscrição até o próximo sábado, dia 12 de Abril, afim de efectuarmos as reservas das passagens de avião. Quem não pode ir a esta viagem ou não quer, também deve de informação a chefia.

quarta-feira, abril 09, 2008

PIQUENIQUE SAUDÁVEL

O nosso grupo esteve representado na passada 2ª feira, dia 7 de Abril, no Jardim de Santa Luzia, na manhã destinada ao Piquenique Saudável.


Na sequência da parceria desenvolvida com a RBES, a AEP dinamizou o Piquenique Saudável, onde participam nesta actividade, 22 escolas da Região (escolas aderentes ao projecto RBES) que movimentam cerca de 500 estudantes.


Assim, a AEP realizou um jogo com sete postos de controlo onde foram executadas tarefas relacionadas com a alimentação. Para descortinarem o percurso, as equipas seguiram pistas de modo a fazer a ligação com o Escotismo.

Houve entrega de prémios para os 3 primeiros lugares, sendo o vencedor a Patrulha Anona, da Escola do Caniço.

terça-feira, abril 08, 2008

ALCATEIA DIVIRTIU-SE NO MURO DA ESPERANÇA

A Alcateia teve um sábado diferente, mas muito animado.



Tiveram que se levantar cedo para estar no cais pelas 9 horas, com a sua flor. Depois e também com um balão amarelo no braço, desfilaram juntamente com outras alcateias e outras crianças das escolas. Após o lanche no Largo do Colégio, assistiram a um espectáculo onde houve música, dança, palhaços, tudo muito giro. Após a largada de pombos os lobitos também largaram o seu balão para o céu, com a cor símbolo da Alcateia.


Depois seguiu para o jardim de Santa Luzia, onde almoçaram e brincaram muito no parque. Pelas 14h30 subimos para a sede, onde realizaram a reuniã normal.

Já agora, obrigada aos caminheiros que nos acompanharam, o Baltasar e a Sílvia, esperamos que andem mais vezes connosco. :)

sexta-feira, abril 04, 2008

ALCATEIA VAI AO MURO DA ESPERANÇA

Amanhã, sábado, dia 5 de Abril, a nossa Alcateia juntamente com as outras Alcateias da nossa associação e ainda as do CNE, vão participar no desfile e colocar uma flor no Muro da Esperança, umas das atracções para as crianças na Festa da Flor.



A concentração ás ás 9 horas no Cais, onde nos juntamos aos restantes grupos. Após esta actvidade o nosso grupo vai para o Jardim de Santa Luzia, onde irá almoçar e realizar jogos e brincadeiras. Por volta das 14 horas, subirá para a sede, afim de realizar a sua normal reunião.

Boa Caça Lobitos!

quinta-feira, abril 03, 2008

COMEMORAÇÃO DO DIA DA ÁVORE


No passado dia 28 de Março o nosso grupo participou numa actividade regional intitulada “Plantar uma Árvore…. Criar uma Vida”.
O início das actividades foi no centro de recepção do Parque Ecológico do Funchal, dividindo as pessoas presentes em três grupos distintos, em que teriam de passar por diferentes estações, sendo estas uma palestra, animação escotista e limpeza de uma área definida pelos técnicos do Parque.
Cada estação tinha a duração de 30 minutos ao fim de percorrer as três estações voltamos a juntar os grupo e fomos plantar uma árvore no Miradouro do Pico Alto. De seguida foi o almoço, oferecido pela chefia regional.

Na parte da tarde as tribos dirigiram-se de autocarro para o portão norte do chão da lagoa e fizeram um jogo de Orientação, jogo o qual a Patrulha Leão do nosso grupo, Ganhou.
Enquanto isso a chefia e os caminheiros ficaram no auditório do centro de recepção a ter a apresentação do projecto “Escotismo para todos” – sugestão de estratégias de Interacção e de abordagem da Interculturalidade.
Pelas 17horas voltamos a nos reunir e a preparar o regresso à nossa sede.Foi um dia bem passado!

terça-feira, abril 01, 2008

MADRID À VISTA!

Pois é pessoal, o Margerit foi aprovado! Ou seja, já podemos marcar viagens, que Madrid espera-nos de 28 de Junho a 11 de Julho.

Lembramos que, os elementos que levaram para casa a folha de inscrição para este intercâmbio têm que entregá-lo o mais rápido possível, juntamente com os documentos pedidos, porque temos que tratar das passagens, e de tudo o resto afecto a esta actividade para elementos com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos.

Entretanto recebemos da parte do mesmo grupo '217 - Matterhorn - Madrid' outro convite para um intercâmbio em Madrid, mas desta feita para o Clã. O intercâmbio é dentro, mais ou menos, no mesmo molde que o Magerit, e será realizado entre os dias 1 e 10 de Julho. O nome para esta actividade é 'Kudu', e será realizado com as presenças de um grupo de Itália e outro da Turquia, além claro, do grupo anfitrião e do nosso. Esperemos que este também seja aprovado. Caminheiros vamos todos torcer!
Obrigada pelos convites 217 Matterhorn!
Gracias por la invitación!