quinta-feira, abril 24, 2008

GRUPO REPRESENTADO NA CERIMÓNIA DOS 95 ANOS DE ESCOTISMO EM PORTUGAL E CONFERÊNCIA NACIONAL

Centenas de escoteiros e dirigentes dirigiram-se na manhã do passado dia 19 de Abril ao Auditório da Faculdade de Ciências para assistirem à Sessão Comemorativa dos 95 anos do Escotismo Português. A sala estava cheia naquela que foi a celebração do Escotismo associado aos valores do Diálogo Intercultural. O evento iniciou-se com a apresentação de um filme sobre os "95 Anos de Escotismo para Todos", cruzando momentos específicos da história e evolução da AEP com os conceitos de interculturalidade e promoção da paz.

A Sessão Comemorativa contou com a presença da Adjunta da Alta-Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Drª Susana Antunes, que se dirigiu à AEP como uma instituição de referência no desenvolvimento do diálogo entre culturas e na integração social.

Um cocktail, servido a todos os participantes no final da Sessão, encerrou o evento.

Ao início da tarde, teve lugar a abertura da Conferência Nacional, com a presença da Directora Regional do IPJ e mais de 230 dirigentes inscritos, provenientes de diversas regiões do país.

O programa foi cumprido e as deliberações sobre os temas contidos na ordem de trabalhos foram esclarecedoras. A Conferência Nacional foi unânime a aprovar o Relatório e Contas de 2007 e o Plano de Actividades para 2008. Este último enquadra as acções do programa nacional "Escotismo para Todos", e apresenta as acções nas áreas estratégicas da AEP, como o Projecto Educativo, a Formação dos Recursos Adultos, a Comunicação, o Crescimento do Escotismo e a Gestão Integrada.

Na Conferência Nacional foi ainda analisado o Modelo de Governação da AEP e outros modelos alternativos. Todos os pontos relativos às recomendações para o Modelo de Governação da AEP, obtiveram uma expressiva concordância da assembleia.

O Programa para Jovens viu igualmente aprovadas as alterações ao regulamento, decorrentes da sua revisão. De forma a ajustar o documento à realidade da AEP, foram introduzidas modificação no texto do Regulamento Geral e no Regulamento de hino, uniformes, distintivos, símbolos, bandeiras, cerimónias e outros objectos de identificação colectiva ou individual da AEP.

Este ano o encontro de dirigentes foi dinamizado por um conjunto de workshops simultâneos, sobre diversos temas, como Programa para Jovens, Crescimento, Apoio e Formação de Adultos, Comunicação com o Exterior, e e-AEP. O Diálogo Intercultural esteve também em destaque, com alguns formadores do ACIDI a dinamizar 4 sessões.

3 comentários:

Anónimo disse...

vai haver alguma actividade ?
pelos 95 anos??

MR disse...

O 'Escotismo uma Dolce Vita' é já uma actividade que marca esta data, poderá haver outras, mas provavelmente será igualmente da organização da chefia regional

Anónimo disse...

esperamos bem k haja para todos nos irmos !! e que possamos ...

Pff façam mais actividades regionais !