quinta-feira, novembro 29, 2007

GRUPO 159 NA RTP - MADEIRA

No âmbito das comemorações dos 500 anos da cidade do Funchal, que vão completar-se a 21 de Agosto de 2008, a RTP-Madeira transmite um programa sobre as dez freguesias do Funchal, onde se debate a freguesia, vivências e carências.


Ontem, dia 28 de Novembro foi a vez da Freguesia do Monte, e além das autoridades locais - Presidente da Junta e outros membros, pároco da Paróquia do Monte, Jorge Berardo da Fundação Berardo, estiveram também presentes instituições da freguesia, como é o caso da Casa do Povo, dos Carreiros, da ADECOM, do grupo teatral "TAL", Colégio Infante D. Henrique, Escola Profissional de Barmens, e claro, os Escoteiros do Monte, que também tiveram a oportunidade de falar, na voz da Escoteira Sub-Chefe de Grupo Marlene Rodrigues.


No programa apresentado por Maria Aurora, o anfiteatro esteve cheio de moradores da nossa bela freguesia e da nossa parte eramos 13 escoteiros, pois além do programa ser transmitido em directo, pelas 21h40, foi dia de semana, ou seja, véspera de dia de aulas, mas na verdade é que se fosse mais escoteiros teriam que ficar sentados nas escadas como aconteceu com duas escoteiras.


Foi um bonito programa em que se falou do passado, do presente e do futuro, vivências e carências, e da nossa parte ficamos muito satisfeitos por nos ter sido dado a palavra e termos mostrado um pouco do que fazemos na nossa freguesia.

quarta-feira, novembro 28, 2007

CARTA AOS PAIS

Lembramos aos lobitos, escoteiros e exploradores que no passado sábado levaram carta para casa para entregar aos respectivos encarregados de educação, que não se esqueçam de entregar e 'insistir' que a leiam, e assinar no fim, e entregar o mais rápido possível!

terça-feira, novembro 27, 2007

AMANHÃ ESTAREMOS NA RTP-MADEIRA

A convite do Presidente da Junta de Freguesia do Monte, amanhã vamos assistir ao programa em directo, Funchal 500 Anos - Monte.



Este programa é apresentado pela Maria Aurora, e visa falar sobre os mais variados temas inerentes à nossa freguesia. E assim, nós como instituição sedeada no Monte, vamos lá estar presentes, e quem sabe se teremos direito a algums palavras.

Haverá um autocarro que levará moradores no Monte para assistir ao programa e assim nós vamos aproveitar a 'boleia'. Assim, se estiveres interessado e se puder, vai ter ao parque de estacionamento do Monte, junto ao campo, pelas 20h30, de amanhã, quarta-feira, dia 28 de Novembro, com o uniforme completo.

Digam aos vossos pais, familiares e amigos, para, pelas 21h30, ligarem a RTP-Madeira.

Vamos reprentar o nosso grupo, no programa dedicado à melhor e mais bonita freguesia do Funchal, do Funchal não, de Portugal! :)

segunda-feira, novembro 26, 2007

PRESÉPIO VAI "ANDANDO"...

Este fim-de-semana foi dado mais uns passos na construção do presépio, mas infelizmente foram poucos os ajudantes que apareceram no domingo, e assim prevê-se que será difícil abrirmos o presépio no nosso aniversário, como era nossa intenção.


Assim, pedimos um esforço de todos, para que possamos adiantar o presépio, levem os vossos pais, irmãos, primos, amigos, o que precisamos é de pessoas com vontade de trabalhar e que nos queira ajudar na construção do presépio.

domingo, novembro 25, 2007

LOGOTIPO DO 18º ANIVERSÁRIO DO GRUPO 159

Já foi eleito o logotipo vencedor do 18º Aniversário, e após votação, conversa e troca de opiniões, a chefia decidiu, por unanimidade, que o vencedor é o logotipo proposto pela Ch. Marlene.



ALCATEIA ESTEVE BEM NA VENDA DE CALENDÁRIOS

Infelizmente, e porque o tempo não ajudava, no passado sábado só podemos contar, na parte da manhã, com 6 lobitos, a Gata, a Pantera, o Coruja, o Lobo, o Dinaussauro e a Águia.


Mas mesmo assim a manhã foi produtiva. Antes de apanharmos o autocarro, ensinamos aos novos elementos o Grande Uivo e a dança do Xercane, e a Ch. Marlene ensinou-nos o jogo do 'Melga-Mor', o que achamos muito divertido, e se não fosse o autocarro a chegar teríamos ficado o dia todo a jogar.

Depois de chegarmos ao Funchal, pelas 11h30, fomos separados em 2 grupos, 3 com o Aquelá Rogério e os outros 3 com a Ch. Marlene. Foi dado 10 calendários a cada lobito e foi combinado nos encontramos pelas 12h30 com os calendários vendidos, e assim foi! O grupo da Ch. Marlene levou 10 calendários a mais e também conseguiram vender esses, ou seja, ao todo vendemos em 1 hora 70 calendários!

Depois fomos para o Jardim de Santa Luzia, onde almoçamos e brincamos no parque. Depois subimos para a sede onde se juntamos mais alguns lobitos que não puderam ir de manhã e fizemos a reunião, que além da formatura de grupo, tivemos animações e depois fomos fazer trabalhos para a decoração do presépio e da árvore de Natal de grupo.
Foi um sábado muito divertido!
Ver albúm fotográfico

sábado, novembro 24, 2007

PROPOSTAS DE LOGOTIPOS PARA O 18º ANIVERSÁRIO

Apresentamos as propostas que foram entregues á chefia de Grupo para o logotipo do 18º Aniversário do Grupo 159 - Monte:
________________________________________________________


Logotipo proposto por Ch. Marlene em que "Baseei-me nas cores do nosso lenço e cores das 4 divisões do grupo e nas cores da associação, coloquei o nosso lema de grupo, por achar que ele deve de estar presente num momento alto como este, e mostrar que o nosso lema é utilizado, pois sem força de vontade não teríamos vencido, ou seja, chegado a esta data".

_______________________________________________________



Logotipo proposto por Mário Melim (Tribo de Exploradores) - Utilizou símbolos escotistas, tenda, fogueira, e letras tipo com troncos e o 'emblema' de Grupo.

_______________________________________________________



Logotipo proposto por Renata Jardim (Tribo de Exploradores), em que pela simplicidade representou as cores do nosso lenço e das quatro divisões, salientou o lema de grupo e referiu o aniversário.

sexta-feira, novembro 23, 2007

AMANHÃ ALCATEIA VENDE CALENDÁRIOS

Para dar seguimento às obras que efectuamos na nossa sede, é sempre preciso fundos, e é neste sentido, que amanhã a nossa Alcateia, vai até ao centro do Funchal, vender calendários.

A concentração é ás 10 horas no Largo da Fonte, onde os Lobitos deverão se apresentar com uniforme completo, farnel para o dia, água e passe ou cartão giro com 2 viagens.

Pelas 14 horas, e após almoço e algumas brincadeiras num dos jardins da nossa cidade, os Lobitos e sua chefia subirão para a sede onde na reunião normal de sábado irão construir alguns artigos que farão parte do presépio e das árvores de Natal que teremos na nossa sede.

Se as consições climatéricas não ajudarem na referida feira, os Lobitos irão permanecer na sede, onde já estão algumas actividades de reserva já programadas.


Lembramos a todos os lobitos, escoteiros e exploradores que ainda tenham calendários em sua posse, que deverão vendê-los e entregar o respectivo dinheiro à chefia até dia 8 de Dezembro.

quinta-feira, novembro 22, 2007

GRUPO PARTICIPA NA FEIRA DAS VONTADES

Foi-nos solicitado apoio para a Feira das Vontades, que se realiza no próximo fim-de-semana no Jardim Municipal, e como é hábito aceitamos mais este 'desafio' que é ajudar os outros, como diz um dos artigos do Compromisso de Honra de Escoteiro "Ajudar o próximo em todas as circunstâncias".



Escoteiros e Exploradores vão colaborar na barraca do 'Centro da Mãe' no sábado e domingo.
Aos participantes desejamos uma Boa Caça, e que esta boa acção prevaleça por toda a vossa vida.

quarta-feira, novembro 21, 2007

MUDANÇAS TAMBÉM NAS JARRETEIRAS

Há algum tempo que se falava em os seniores, agora exploradores, terem jarreteiras diferentes das dos juniores, agora escoteiros.


E parace que é desta, a partir de Janeiro, a Tribo de Exploradores vão passar a usar jarreteiras azuis, e assim mais facilmente identificamos os Escoteiros e os Exploradores.



terça-feira, novembro 20, 2007

PRESÉPIO JÁ 'MEXE' !


Pois é, o nosso grupo apronta-se para abrir as portas a mais um presépio.


A exemplo do ano passado, iremos utilizar o salão e a cozinha para a construção do mesmo. Este ano já foram pintados cerca de 100 metros e ainda vamos utilizar o papel que utilizamos no ano passado.


No passado fim-de-semana, começou-se a fazer a estrutura para o presépio, arrumamos a cozinha, onde já está tudo arrumado dentro dos armários, põe-se o material, que deverá ser necessário para as construções, mais "à mão" e a estrutura onde da 'Lapinha Tradicional da Madeira' já está pronta, mas ainda falta muito, mas mesmo muito trabalho, e assim aproveitamos para aqui pedir ajuda a todos os que quiserem colaborar, além dos escoteiros, pais, familiares, amigos, antigos escoteiros, apareçam na nossa sede para nos dar uma sempre preciosa ajuda!


domingo, novembro 18, 2007

TEMOS NOVA CHEFIA REGIONAL

A nova Chefia Regional da Madeira, composta por sete elementos, foi eleita por unanimidade dos presentes, no passado dia 6 de Novembro, por sufrágio realizado na Sede da Região da Madeira.

A nova equipa é constituída por:

José Felicíssimo Simão - Escoteiro Chefe Regional

Hélder Jardim - Planeamento e Programas

Marco Sousa - Administração e Finanças

Carla Silva - Animação e Actividades

Fernão Faria - Imagem e Comunicação

Nélio Aguiar - Pedagogia e Método

Marco Gonçalves - Expanção e Formação


Aos novos responsáveis regionais desejam-se votos de Boa Caça!

quinta-feira, novembro 15, 2007

TRIBO DE ESCOTEIROS E TRIBO DE EXPLORADORES

Como vos informamos no 'post' de ontem, vamos vos apresentar, aos poucos, as mudanças na metodologia da Associação dos Escoteiros de Portugal.

Uma que já podemos, e devemos, usar é os novos termos utilizados para a Tribo Júnior e para a Tribo Sénior, ou seja, a divisão dos escoteiros entre os 11 e os 14 anos passa a ser chamada TRIBO DE ESCOTEIROS, e a divisão com as idades compreendidas entre os 14 e 17 anos a TRIBO DE EXPLORADORES.

Mais mudanças iremos apresentar aqui, fica atento!

quarta-feira, novembro 14, 2007

AEP IMPLEMENTA NOVA METODOLOGIA

A Conferência Nacional (orgão máximo associativo) realizada nos dias 21 e 22 de Abril, no Entrocamento, permitiu encerrar o ciclo de mudanças aprovadas há quase seis anos atrás.

Nesta Conferência Nacional foi aprovado o novo Sistema de Progresso, última ferramenta do novo Programa para Jovens, consequência da aplicação integral do RAP. Nos próximos meses serão estudadas e introduzidas as propostas de melhorias propostas feitas pelos grupos de trabalho e será divulgada a versão final do Sistema de Progresso a implementar no próximo ano escotista.


De Setembro 2007 a Setembro de 2008 estarão simultaneamente em vigor os dois Sistemas de Progresso (o actual e o novo) e, a partir de Setembro de 2008 vigorará apenas o novo, com os ajustes que entretanto se julgarem pertinentes.


Infelizmente o nosso grupo não esteve representado nesta conferência nacional, o que por vezes fazem as notícias chegarem tarde ou distorcidas à nossa região, mas nós chefia do grupo 159, prometemos estar mais atentos, em permanente contacto com outros grupos e vos passar as notícias da nossa associação mais prontamente.


Nos próximos dias, vamos apresentar aqui algumas das mudanças na nova metodologia da Associação dos Escoteiros de Portugal.

segunda-feira, novembro 12, 2007

ACTIVIDADE DE SÉNIORES ACIMA DAS EXPECTATIVAS


No passado fim-de-semana, 9 a 11 de Novembro, a Tribo Sénior realizou a sua última actividade de divisão deste ano, com o intuito de se “despedirem” dos elementos que irão ingressar no Clã em Dezembro.
A concentração foi na sede ás 21 horas. De seguida fomos para a Casa do Areeiro, onde nos acomodamos e fizemos algumas brincadeiras.
No sábado a alvorada foi pelas 9 horas, e pelas 10h30 o técnico do Parque Ecológico do Funchal viria ter connosco para realizarmos a tarefa. Tarefa, essa, que foi fácil, para alguns, consistia em colher Semente de Surveira, que é uma planta que está em extinção, que agora serão plantadas.
E assim passamos a manhã de sábado. Regressamos à casa e fizemos o almoço, e depois fomos até ao Poço da Neve, visto que havia alguns elementos que não conheciam o lugar.
Voltamos para a casa e fazemos um jogo, depois foi a hora de fazer o jantar. Após o jantar tivemos uma pequena reunião em que a chefia anunciou que além dos elementos que estavam previstos passar para o clã, iram passar todos aqueles que tem 17 anos, a fim de se formar uma boa equipa de clã, que mais tarde irá ajudar a chefia.
No domingo a alvorada foi pelas 9h30, tomamos o pequeno-almoço e começamos na limpeza da casa, e depois a descida para o Monte.
A actividade terminou ás 13 horas na sede, e assim demos por encerrado mais uma actividade onde a diversão predominou.

A todos desejamos Boa Caça e que aproveitem a nova etapa da vossa vida escotista.

Ver Fotos no Álbum Fotográfico

sexta-feira, novembro 09, 2007

ACTIVIDADE DE TRIBO SÉNIOR COMEÇA HOJE

Neste fim-de-semana a Tribo Sénior ira realizar a sua última actividade de divisão, deste ano 2007.

Com o intuito de se 'despedirem' dos elementos que irão ingressar no Clã em Dezembro, esta actividade será, essencialmente, de lazer e convívio entre os elementos.


Esta actividade irá se realizar na Casa do Areeiro, sendo a concentração na nossa sede ás 21h de hoje (sexta-feira, dia 9 de Novembro), e o encerramento está previsto para Domingo pelas 13h na nossa sede.


Lembramos que, por problemas logísticos, este fim de semana não haverá reunião para a Alcateia nem para a Tribo Júnior.

quinta-feira, novembro 08, 2007

SEGURO E QUOTA DE GRUPO ESTÁ EM PAGAMENTO


Está aberto o pagamento do seguro e quota de grupo, no valor anual de 20€.


Assim, até dia 1 de Dezembro deves de actualizar este pagamento para poderes usufruir do seguro, pois nunca se sabe quando será preciso...


Os elementos que não efectuarem o pagamento até dia 30 de Dezembro fical suspensos de qualquer actividade, visto que, nem o grupo, nem a chefia, poderem se responsabilizar.

quarta-feira, novembro 07, 2007

ACTIVIDADE DO HALLOWEEN E DO PÃO POR DEUS




No fim-de-semana passado, dias 3 e 4 de Novembro, o nosso realizou a actividade Halloween e do Pão Por Deus. Nesta Actividade podemos contar com a presença de 55 elementos.
A concentração foi na nossa sede, no sábado de manhã, e demos inicio à actividade com o concurso do pinta papel. Sendo que cada patrulha/bando teve de pintar uma faixa de papel, para ver quem acabava primeiro, é de se fazer notar que este papel que foi pintado será para utilizar no presépio que começaremos em breve nas construções.
Na parte da tarde preparamos o salão para o baile de Halloween que iria se realizar nessa mesma noite.

Depois do jantar, então demos inicio ao Baile, onde houve Karaoke, demos por encerrado o baile por volta das 23h para a alcateia e pela 1h da manhã para os restantes.
No domingo a alvorado foi ás 9h, tomamos o pequeno-almoço e de seguida acendemos o fogareiro para assar castanhas e assim demos por encerrada mais uma actividade.

Ver Fotos no Álbum Fotográfico

ACTIVIDADE DE DESPEDIDA DA TRIBO JÚNIOR


No fim-de-semana de 26 a 28 de Outubro de 2007, a Tribo Júnior realizou uma actividade com o intuito de fazer a despedida dos elementos que em Dezembro irão passar para a Tribo Sénior.
A actividade, foi basicamente de convívio e lazer, tendo um passeio á Central dos Tornos.
A todos aqueles que vão deixar a Tribo Júnior temos a desejar boa sorte para a nova etapa escotista.


Ver Fotos no Álbum Fotográfico

terça-feira, novembro 06, 2007

LOGOTIPO DO 18º ANIVERSÁRIO EM CONCURSO

Encontra-se aberto o concurso para o logotipo do 18º Aniversário do Grupo 159 - Monte.

Como sempre não ditamos regras, apenas queremos algo criativo e alusivo à data. Por isso, contamos mais uma vez, com a participação em massa dos elementos do nosso grupo, antigos escoteiros e amigos.

A data limite de entrega da sugestão para o logotipo é dia 24 de Novembro.

NOSSO GRUPO REPRESENTADO NO CBF

Nos passados dias 1 a 4 de Novembro, a chefe Marlene participou no CBF (Curso Básico de Formação) na divisão da Alcateia.


Este curso faz parte do plano de formação de chefia e este é uma segunda etapa, pois primeiro tem-se que fazer o CPF (Curso Preliminar de Formação), que é uma formação abrangente a todas as divisões, e a partir disso então os chefes irão escolhendo as suas prefrências ou necessidades.



Neste curso foram tratados diversos assuntos, entre eles a renovação pedagógica para podermos levar por diante a tão aguardada implementação do novo Programa Educativo. Criados de raíz, de acordo com as novas terminologias e metodologias aprovadas em Conferência Nacional, os CBFs de Alcateia, Tribo de Escoteiros, Tribo de Exploradores e Clã, vão agora começar a ser aplicados no terreno. Depois da componente formativa é agora tempo da sua concretização nos Grupos durante os estágios dos formandos e, certamente, com o apoio dos demais dirigentes destes 33 Grupos envolvidos.


Mais um passo importante que agora se dá e... o caminho faz-se caminhando.


Assim, contamos com a disponibilidade da nossa dirigente para implementar no nosso grupo o que aprendeu neste curso.