A actividade é para todos os interessados e tem o custo de 2,5€ por pessoa. Consiste na visita ao Roseiral da Quinta do Arco seguida de uma caminhada de 5km entre o Arco de São Jorge e a Boaventura.
Programa
Ponto de Encontro: Largo da Fonte – 08h00
- Visita aos Jardins e Roseiral da Quinta
- Percurso
Custo: 2,5 € - bilhete para entrar na Quinta
Transporte: Autocarro (responsabilidade do Grupo)
“A Quinta do Arco é um produto turístico de qualidade, enquadrado em ambiente natural e rural, em perfeita harmonia com a rusticidade local, proporcionando-lhe uma estadia sã e tranquila.
O Empreendimento integra 2 áreas distintas que se relacionam entre si – Área de Alojamento, com as suas 18 casas independentes, num quadro de privacidade, em ambiente acolhedor e rústico, emoldurado pela beleza luxuriante dos seus jardins e o Roseiral – Área com Exposição de Rosas.
O Roseiral oferece um património único, com a maior colecção de roseiras de Portugal, numa experiência ímpar de beleza que a Rainha das Flores proporciona, na sua sinfonia de cor e perfume.
Nos jardins da Quinta do Arco encontram-se centenas de espécies, muitas das quais representativas da flora da Madeira.
Repartindo o espaço pelas plantas indígenas as abacateiras, as anoneiras, as bananeiras, as goiabeiras, as pitangueiras, as figueiras, as nespereiras, as laranjeiras e as tangerineiras, não só embelezam os jardins como fornecem saborosos frutos tropicais e subtropicais aos visitantes.”
http://www.quintadoarco.com
IGREJA DO ARCO DE SÃO JORGE – ENTROSA – IGREJA DA BOAVENTURA
13 de Maio
Tempo: 2h30
Ponto de Partida: Igreja do Arco de São Jorge
Ponto de Chegada: Igreja da Boaventura
Extensão: 5 km
Grau de Dificuldade: Moderado
Descrição:
Apesar de na ilha da Madeira existirem inúmeras escarpas, existe uma entre as freguesias da Boaventura e do Arco de São Jorge, que chama a atenção, a todos os amantes de caminhadas e da natureza, conhecida pelo nome de Entrosa.
O que a torna especial é o facto de existir lá uma velha vereda de pedra que liga as duas freguesias acima mencionadas, serpenteando a enorme escarpa entre os Sítios de São Cristóvão na Boaventura, e o Sitio da Enseada no Arco de São Jorge.
A vereda da Entrosa, ou caminho da Entrosa, fazia parte do antigo caminho que ligava toda a ilha pelo litoral, por isso a sua preservação é uma maneira de homenagear todos aqueles que sofreram para desenvolver a Madeira.
O percurso inicia-se junto à Igreja do Arco de São Jorge, construída no século XVIII. Para chegar ao caminho da Entrosa é necessário percorrer cerca de 1 km ao longo da estrada regional.
São 2 km de vereda bastante agradável e bem preservada, com uma rica flora madeirense, e ainda vistas espectaculares sobre os ilhéus da Boaventura e toda a costa entre a Ponta Delgada e o Porto Moniz, até a uma pequena ponte.
A primeira parte do troço termina num miradouro natural, 380 metros acima do nível do mar. Segue-se uma descida íngreme em degraus escavados na arriba.
A última etapa tem uma extensão de 2 km e é sempre a subir. A primeira parte é na vereda que termina junto a um fontanário no sítio de São Cristóvão, e daí para cima na estrada até encontrar uma escadaria que desemboca no adro da igreja, em honra de Santa Quitéria.
Material aconselhável: Calçado confortável e apropriado para caminhadas, roupa quente, impermeável e bordão e farnel.
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 05/05/07
Sem comentários:
Enviar um comentário